Resiliência marca última etapa da Corrida de Aventura nos JANS

Por: Valdir Amaral/MTE 10222/PR
01/12/2019

Cerca de 60 atletas participaram neste final de semana da última etapa da Corrida de Aventura dos Jogos de Aventura e Natureza (JANS), na região da Angra Doce, reunindo cinco municípios do Norte Pioneiro do Paraná. Em Ribeirão Claro, num cenário rodeado de montanhas, ladeiras e muita água, os atletas tiveram de demonstrar resistência e resiliência, em um percurso de 70 km, que demorou mais de 13 horas para ser completado.

Participantes

Corrida de Aventura, na quinta etapa dos Jogos de Aventura e Natureza, em Ribeirão Claro, reuniu atletas do Parana e São Paulo (Foto: Carla Carraro/Gralha Azul Expedições)


Em duas categorias: expedição e aventura, os atletas iniciaram a competição nas bikes, passando por serras até chegar a um dos principais pontos turísticos do município: o Morro do Gavião. De lá, os atletas foram correndo até à margem da Represa Xavantes, de onde iniciaram a prova de canoagem. Num trajeto de 10 km, as duplas e equipes tiveram de remar contra o vento, exigindo não somente habilidade, mas total resiliência. Foram mais de quatro horas sob o sol forte, até chegar à Prainha da Cachoeira, outro conhecido ponto turístico de Ribeirão Claro, onde estavam acontecendo também várias competições dos Jogos de Aventura e Natureza, como o futevôlei e canoagem.

largada

Mountain bike abriu as provas da Corrida de Aventura, em Ribeirão Claro (Foto: Valdir Amaral/EsportePR)


Da Prainha da Cachoeira, os atletas seguiram de volta para o Morro do Gavião, passando por estradas rurais e pastagens, onde o cenário envolvia a beleza natural misturada ao gado cultivado na região. No Morro do Gavião, outros dois desafios: os atletas tiveram de descer o paredão num rapel e, depois, mais 450 metros numa tirolesa de tirar o fôlego. Novamente nas bikes, eles retornaram ao ponto de partida, onde os primeiros competidores foram recepcionados pelas equipes de coordenação da prova. Os primeiros competidores completaram a prova em cerca de oito horas.

Bike

Atletas passaram por estradas e trilhas em fazendas centenárias, numa das mais belas regiões do Paraná (Foto: Valdir Amaral/EsportePR)


CAMPEÕES — A corrida de Aventura é disputada em duas categorias: Expedição e Aventura. Na Expedição, são três subcategorias: Quarteto, Dupla Masculina Expedição e Dupla Mista Expedição. Na categoria Quarteto, o campeão foi a equipe Chauá, de Curitiba. Em segundo lugar ficou Sussuarana, de Guarapuava. O Carcará, de Londrina, ficaram com a terceira posição.

Trekking

Trekking running também exigiu esforço dos atletas, que tiveram de dividir trajeto com o gado das fazendas de café de Ribeirão Claro (Foto: Valdir Amaral/EsportePR)


Na categoria Dupla Masculina Expedição, a Patrulha Snake, de Londrina foi a campeã. Ponto Londri, também de Londrina e Chauá Gameleira, de Curitiba ficaram respectivamente com a segunda e terceira colocações. Já na categoria Dupla Mista Expedição, o resultado foi o seguinte: Carcará Londrina é a dupla campeã, Audreynalina é a vice-campeã e Stuge Weber Pamonhas ficou com a terceira colocação. Estas duas, de Curitiba.

Canoagem

Canoagem na represa Xavantes: 10 km até chegar ao balneário da Prainha da Cachoeira (Foto: Valdir Amaral/EsportePR)


A categoria Aventura também é dividida em três subcategorias: Aventura, Dupla Masculina Aventura e Dupla Mista Aventura. Os campeões na subcategoria Quarteto Aventura são todos de Curitiba. Os Pamonhas com Cerveja ficaram em primeiro lugar e Os Presepeiros em segundo. Na Dupla Masculina Aventura os londrinenses dominaram o pódio. “Os Teimoso” ficaram em primeiro lugar e “Os Teimosos” foram vice-campeões. Na Dupla Mista Aventura, Simbiose, de Assis (SP) foi a campeã; Santa Ritta Adventure/Box 10, de Paranaguá ficou em segundo lugar e a dupla Carcará Jovem, de Londrina terminou a competição em terceiro lugar.

Rapel

Rapel no Morro do Gavião: Emoção e adrenalina nas alturas (Foto: Valdir Amaral/EsportePR)


Os Jogos de Aventura e Natureza 2019 são organizados pelo Governo do Paraná, com apoio das cidades-sede e acontecem em cinco etapas, abrangendo 29 modalidades e 26 cidades. Acesse também a fanpage dos jogos, clicando em www.facebook.com/esportepr/.

Tirolesa

Tirolesa de 450 metros: Ribeirão Claro tem dezenas de opções de esportes radicais e turismo de aventura (Foto: Valdir Amaral/EsportePR)

Valdir Amaral (MTE 10222/PR)
Comunicação/JANS
prof.amaral.valdir@gmail.com
(43) 9 8433-9192