Pesca Esportiva fecha com chave de ouro os Jogos de Aventura e Natureza, em Carlópolis

Por: Thaís Fernanda Mendes
02/12/2019

Os Jogos de Aventura e Natureza chegaram ao fim, e para fechar com chave de ouro, aconteceu, no domingo, 01 de dezembro, um dos maiores torneios de pesca embarcada do Estado do Paraná, o Pescar que chegou em sua 19ª edição, nas águas da Ilha do Ponciano, em Carlópolis.

A cidade de Carlópolis foi mais uma vez palco do Pescar, torneio que recebeu certa de 100 barcos com um só objetivo, pescar o maior peixe. Vence quem fisgar o maior peixe que além do título de campeão, leva para casa barco, reboque e dois motores. E isso não é história de pescador.

A competição

É dada a largada em determinado ponto da represa e os pescadores escolhem o melhor lugar. Escolhido o lugar, eles ancoram e ficam em busca do melhor e maior peixe. Após uma hora, um sinal é dado (rojão) e eles podem ou não mudar levar o barco em outro ponto. Após o término da prova, todos os peixes são recolhidos e medidos, o maior leva o prêmio. Os peixes pescados nessa prova nos Jogos de Aventura e Natureza foram doados para um asilo São Vicente de Paulo, de Carlópolis. As medições foram feitas por fiscais e representantes das equipes foram convidados a participarem de todo o processo para que não haja dúvidas.

Medição dos peixes (Foto Thaise Oliveira)

Há pescadores que preferem se concentrar na busca pelo peixe ideal, há os que preferem bater um papo no barco, mas há aqueles que preferem mesmo é fazer churrasco enquanto esperam o peixe beliscar. Independente de qual estilo seja do pescador, a confraternização sempre é a melhor e mesmo com a mudança de clima nos últimos dias, a competição foi um sucesso.

Pessoal que espera o peixe com um belo churrasco (Foto Thaís Mendes)

“A competição foi excelente, mesmo com a represa baixa como esta, e o tempo mudou bastante essa semana, deu para fazer uma boa competição. E só tenho a agradecer ao Governo do Estado, aos Jogos de Aventura e Natureza e a Esporte Paraná por esse apoio que foi fundamental para realização da Pescar”, comentou Ederaldo Fernandes, coordenador da pesca esportiva de Carlópolis.

O grande vencedor da última etapa dos Jogos de Aventura e Natureza foi a equipe do senhor José Lopes Correia, presidente da Associação do Enseada Tucunaré, Carlópolis, que trouxe os sobrinhos de Curitiba para participar, com uma corvina de 55,5 cm.

Os campeões do 19ª Pescar, Jogos de Aventura e Natureza, em Carlópolis (Foto Thaise Oliveira)

“Eu já participo há uns 6 anos das competições de pesca, mas só ganhei motor elétrico até hoje, mas nós viemos lutando sempre esses anos, e graças a Deus, no último estouro do rojão, no fechamento da pesca, estava já recolhendo a vara, puxamos o peixe, ainda achamos que era uma piranha, e quando fomos tirando que vimos que era uma corvina, que foi o primeiro prêmio. Eu trouxe meus três sobrinhos desta vez e foi excelente”, explicou o grande campeão.

Os Jogos de Aventura e Natureza são promovidos pelo Governo do Estado, com patrocínio da Itaipu Binacional e apoio das Prefeituras Municipais.