Tomazina fatura título geral da canoagem open nos JANS

Por: Jaqueline Galvão/IPCE
02/12/2019

A competição aberta de canoagem reuniu 85 atletas em busca do título estadual na última etapa dos Jogos de Aventura e Natureza, realizada domingo (1º.12), no Balneário da Cachoeira, em Ribeirão Claro, no norte pioneiro. Após 16 provas foram conhecidos os campeões das categorias open mirim, open infantil, open menor, open cadete, open júnior, open sênior e open máster, promovidas pela Federação Paranaense de Canoagem.

....Participantes da canoagem open comemoram medalhas e a visibilidade que o esporte ganhou ao ser incluído nos Jogos de Aventura e Natureza (Foto: Jaqueline Galvão/IPCE)


Com uma equipe formada por 31 atletas, a Associação Tomazinense de Canoagem (Atoca) consagrou-se campeã geral ao conquistar 18 pódios entre os três primeiros colocados, somando 407 pontos na classificação geral. No total levaram pra casa 10 medalhas de ouro, oito de prata, dois bronzes, três 4º lugares, três 5º lugares, três 6º lugares e uma 8ª colocação. 

Atoca comemora 31 anos de fundação com título geral da canoagem open nos Jogos de Aventura e Natureza (Foto: Jaqueline Galvão/IPCE)

Referência no Paraná na modalidade de canoagem slalom, o projeto da Atoca completou em 2019 21 anos de trabalho voltados à formação de atletas. “É uma satisfação para Tomazina obter resultados expressivos como esse em um momento que o projeto passa por uma reestruturação e no ano em que completamos 21 anos de fundação. Estamos muito felizes por poder proporcionar a essas crianças a participação em uma competição estadual”, declararam os professores Luciano de Souza e Guilherme Almeida.

A delegação do Clube de Regatas Curitiba ficou em 2º lugar ao somar 143 pontos, seguido dos anfitriões de Ribeirão Claro, com 114 pontos. Santa Ritta, SERER – Entre Rios do Oeste e Iate Clube Londrina completaram as seis primeiras posições.

...Sede da competição, Ribeirão Claro encerrou sua participação com o 3º lugar geral na canoagem velocidade e na canoagem open (Foto: Jaqueline Galvão/IPCE)

Base da Seleção Brasileira por vários anos, Ribeirão Claro, um dos cinco municípios paranaenses que engloba o projeto Angra Doce com outras 10 cidades paulistas, fecha sua participação com o troféu geral de 3º lugar na canoagem velocidade e na canoagem open, após retomada dos trabalhos na Associação Ribeirão-Clarense de Canoagem (ARCCA). “O balneário às margens da Represa Xavantes em Ribeirão Claro é propício para a prática de esportes náuticos como a canoagem, ficamos imensamente felizes em receber os Jogos de Aventura e Natureza na nossa casa. Nossos atletas fizeram bonito, conquistaram resultados importantes que foram coroados com o troféu de 3º lugar geral”, frisou o presidente da ARCCA, Olivier Barbosa de Oliveira.

Entrerriense é o maior medalhista dos JANS
Maior medalhista do Campeonato Paranaense de Canoagem Velocidade, o entrerriense Fabionei Rauber conquistou 18 pódios nas três etapas. No total foram 12 medalhas de ouro nas modalidades C1 e C2 sênior de 200 e 500 metros, principal categoria que compete,  uma medalha de prata no caiaque open sênior, ouro no K2 máster 200 metros, bronze no K2 sênior de 200 e 500 metros, bronze no K1 open sênior e prata no K1 open máster. 

....Fabionei Rauber conquistou 18 pódios na canoagem velocidade (Foto: Jaqueline Galvão/IPCE)

Detentor de inúmeros títulos nacionais e internacionais, Rauber disputa desde 2004 campeonatos nacionais, conquistando vaga para representar o Brasil em jogos Pan-Americanos, Sul-Americanos e Mundiais. Nos últimos seis anos consecutivos assegurou vaga para o Brasil no Campeonato Mundial de Canoagem Maratona. Atualmente sem clube, o entrerriense continua sendo um dos destaques da modalidade no país.

O amor pelo esporte é o que move o atleta a continuar persistente nas águas às margens do Lago Itaipu, na Costa Oeste, onde treina solitário em um dos cenários que já foi tomado por canoas e caiaques no passado. “Encerro a temporada bastante feliz por ter conseguido atingir todos os meus objetivos no Paranaense, voltando pra casa com ouro na principal categoria que disputo. Treinei muito forte para participar do Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade, mas sem apoio do meu município não consegui representar Entre Rios do Oeste na competição, o que me entristeceu bastante, mais continuei firme nos treinos para atingir os resultados que conquistei no Paranaense”, ressaltou Rauber.   

....Sem clube, Fabionei Rauber continua sendo um dos destaques da canoagem no país (Foto: Jaqueline Galvão/IPCE)

Sem clube, o principal adversário de Rauber é um relógio, que fixa na canoa para marcar seu tempo de treino. Ele conta que quando os atletas treinam em equipe, competem entre si para ver quem consegue fazer o melhor tempo, como ele cria seu próprio treino, fixar o relógio à canoa foi uma alternativa encontrada para melhorar sua performance na água. “Atletas que têm clubes entram na água para competir entre si, como eu treino sozinho em Entre Rios do Oeste tenho um relógio dentro da canoa e a cada dia tento baixar meu tempo. Pelos resultados que conquistei no Paranaense sei que estou no rumo certo. Para o próximo ano se não tiver apoio do município vou buscar um clube para competir em alto rendimento”, mencionou.

Novidade para 2020
A canoagem velocidade esteve presente em três das cinco etapas dos Jogos de Aventura e Natureza e ainda em uma com a canoagem na modalidade slalom. Para o próximo ano, o vice-presidente da Federação Paranaense de Canoagem, João Emerson Pantera, antecipa que o esporte vai integrar a programação das clínicas esportivas. “No ano que vem temos mais uma vez cinco etapas da competição, vamos ver ainda em quais modalidades haverá disputa, a novidade fica por conta da inserção da canoagem nas clínicas esportivas durante a semana nos municípios que sediarão o campeonato estadual. Os Jogos de Aventura e Natureza são excelentes para fomentar a canoagem em todas as regiões do Paraná, os clubes e principalmente os atletas saem satisfeitos, só tenho a agradecer ao Governo do Paraná pela oportunidade de darmos continuidade nestes eventos que há muito tempo não eram realizados”, enalteceu Pantera.

Para conferir a classificação completa em cada prova clique no link br4.in/canoagem. Fotos da competição você confere no facebook da Esporte Paraná

Os Jogos de Aventura e Natureza são uma realização do Governo do Estado do Paraná, por meio da Superintendência do Esporte, e contam com o apoio das cidades-sedes. 


COM/IPCE
Jaqueline Galvão
(45) 9.9139-1005
jaquelinefsgalvao@gmail.com