Mais de 130 atletas disputam prova de corrida de rua em Carlópolis

Por: Valdir Amaral/MTE 10222/PR
02/12/2019

A quinta etapa dos Jogos de Aventura e Natureza movimentou a região da Angra Doce, em Carlópolis, na manhã do último domingo (1). Mais de 130 atletas disputaram 6ª etapa do Circuito das Águas Sanepar, prova de corrida de rua realizada em parceria com a Sanepar. Destaque para os atletas da região, que faturaram a maioria dos prêmios distribuídos aos participantes da competição.

largada

Mais de 130 atletas dos municípios da Angra Doce disputara a 6ª Etapa do Circuito das Águas Sanepar, no último dia de competições da 5ª etapa dos Jogos de Aventura e Natureza, em Carlópolis (Foto: Valdir Amaral/EsportePR)


A prova foi disputada em dois percursos, de 5 e de 10 km, no masculino e feminino. Também foi premiado o atleta sanepariano que completou a prova com o menor tempo. Daniel Felix da Silva foi o primeiro sanepariano a completar os 10 km de prova, com o tempo de 55 minutos, 18 segundos e 88 centésimos. No geral masculino, no entanto, ele ficou com a 25ª colocação.

Homens

Prova teve percursos de 5 e 10 km (Foto: Valdir Amaral/EsportePR)


No feminino 5 km, a campeã foi a atleta Daiane Cristina Varasquin, que completou todo o trajeto com o tempo de 24’14”88. Sequencialmente, Juliana Ferreira França Rossi, Ana Maria Navarrete de Andrade Silva, Denise Maria da Rosa de Lima e Gisele Carvalho de Siqueira completaram o pódio, que premiou até a quinta colocação, com troféus, medalhas e camiseta exclusiva, além de uma viseira. No feminino 10 km a campeã foi Cássia Cristina de Oliveira, que completou a prova com o tempo de 54’24”88. Camila da Silva Gabriel ficou com a prata e Rosa Ramos da Rocha Oliveira levou medalha de bronze. As outras duas atletas a ocuparem o pódio foram Maria Aparecida Louzano de Oliveira e Pamela da Silva Nucini, respectivamente em quarto e quinto lugares.

mulheres

Participação das mulheres na competição também marcou etapa dos Jogos de Aventura e Natureza (Foto: Valdir Amaral/EsportePR)


Com o tempo de 18’29”88, Orlando Antônio da Silva foi o primeiro atleta a cruzar a linha de chegada. Ele disputou a prova dos 5 km. No pódio, os demais ocupantes foram, respectivamente do 2º ao 5º: Valdeci Herrera, Joaquim Lopes de Andrade, Elcio José Sabateli e Moisés do Nascimento. Já no masculino 10 km o campeão foi Rodrigo Jorge da Silva. Adilson Ferreira da Silva, Adilson de Souza, Carlos Eduardo Batista Leite e Alessandro Pereira de França foram os outros quatro primeiros colocados no masculino 10 km.

urso

Andrea e o inseparável Urso Henrique: amizade nas pistas e fora delas (Foto: Valdir Amaral/EsportePR)


Durante a prova do Circuito das Águas Sanepar, uma cena inusitada chamou a atenção do público, justamente por aliar aventura e natureza. Com a proposta de alertar sobre a importância de proteger os animais, a juíza da Comarca de Carlópolis, Andrea Russar Rachel percorreu todo o trajeto da prova acompanhada do Urso Henrique, um cachorro que, por sinal, estava caracterizado e também completou a prova. Inclusive recebeu a medalha conquistada pela atleta.

Henrique

Lei garante proteção, mas nada substitui um abraço canino carinhoso (Foto: Valdir Amaral/EsportePR)


Andrea, que é protetora dos animais por vocação, explica que o objetivo foi mostrar ao público que os animais são dóceis e excelentes companhias, até mesmo para a prática esportiva. No caso do Urso Henrique, ele não apenas ganhou o carinho da “protetora” como também conquistou a simpatia do público, que entendeu o gesto da atleta e também comemorou com ela quando juntos cruzaram a linha de chegada. Ela também alerta que abandono e maus tratos a animais é crime. O artigo 164 do Código Penal prevê o crime de abandono de animais para aqueles que introduzirem ou deixarem animais em propriedade alheia, sem consentimento de quem de direito, desde que o fato resulte prejuízo. A pena prevista pelo Art. 32 da Lei de Crime Ambientais é de detenção de 3 meses a 1 ano e multa.

Os Jogos de Aventura e Natureza são organizados pelo Governo do Paraná, com apoio das cidades-sede e acontecem em cinco etapas, abrangendo 29 modalidades e 26 cidades. Acesse também a fanpage dos jogos, clicando em www.facebook.com/esportepr/.

 

Valdir Amaral (MTE 10222/PR)
Comunicação/JANS
prof.amaral.valdir@gmail.com
(43) 9 8433-9192