Etapa Lindeiros do Circuito Paranaense de Vôlei de Praia segue com disputas na categoria adulto

Por: Jaqueline Galvão
08/09/2019

A Arena montada no Jardim Ecoville, em Terra Roxa, recebeu no sábado (07.09) as equipes da categoria adulto para as disputas da 4ª etapa do Circuito Paranaense de Vôlei de Praia, uma das competições que integram a etapa Lindeiros dos Jogos de Aventura e Natureza. 

Participam do torneio 18 duplas no masculino e 10 no feminino. Seguem as quartas de final oito duplas femininas, que disputam ainda neste domingo (08.09) as semifinais e finais do estadual. Às 09h20, as estreantes de Boa Vista da Aparecida Makely Bottega e Katiane Binko enfrentam as maringaense Mayara e Duda. Em seguida, às 09h40, as londrinenses Nadia e Larissa pegam as paraguaias Adriana Ediger e Denise Margenstern. 

Disputando pela primeira vez uma etapa do Circuito Paranaense, a dupla boa-vistense conquistou logo de cara duas vitórias, o que deixou as atletas confiantes para as próximas partidas. “Ainda estamos tentando encaixar nosso ritmo de jogo, temos pouco tempo para treinamento por causa do trabalho, mas viemos para esta competição com o intuito de nos prepararmos para os Jogos Abertos”, relataram, acrescentando: “O nível do estadual é bastante alto, as duplas são muito técnicas, com um volume de jogo muito bom, está sendo uma experiência enriquecedora e que está servindo para aprimorar nosso jogo, acertar as bolas, o rendimento e o entrosamento dentro de quadra”, destacou a dupla, que recentemente conquistou a medalha de bronze da Divisão B dos Jogos Abertos, o que garantiu a ascensão à Divisão A da competição, que acontece de 11 a 20 de outubro, em Toledo.

Já às 10 horas, a dupla Carol e Juliana Simões, de Maringá, medem força com as curitibanas Mell e Manu; e às 10h20, Pati e Maíra, de Curitiba/Londrina, jogam contra Gabriela e Natália, de Londrina. 

Há seis anos jogando profissionalmente, Juliana Simões tem um vasto currículo na modalidade e traz toda sua experiência para a quadra ao lado da novata Ana Carolina Cavalheiro, que iniciou no esporte há menos de dois anos. “Estou bem feliz em estar jogando com a Carol, é uma menina nova, considerada uma promessa do vôlei de praia. Poder passar um pouco da minha experiência é muito gratificante, pois já passei por esse período quando comecei e foi super importante ter alguém do meu lado para me dar algumas dicas. Joguei com pessoas muito boas, como a Dirce, que foi uma grande vencedora dos Jogos Abertos, então fico feliz de hoje poder retribuir um pouco do que recebi no início da minha carreira”, ressaltou Juliana. “Fico muito feliz de poder jogar com ela, que foi sempre um exemplo pra mim, ganhou muitos títulos importantes por Maringá, espero poder representar bem o município tanto quanto ela já representa”, expôs Carol.

Entre suas conquistas estão o 4º lugar no Mundial Sub-19 em 2010, o título do Campeonato Brasileiro Sub-21 e do CBBVP-Nacional em 2011, o bicampeonato da Divisão A dos Jogos Abertos, o 5º lugar no Mundial Universitário em 2014 e o ouro em todas as etapas do Circuito Paranaense em 2017. Nesta temporada, já garantiu o 9º lugar no CBBVP-Nacional e a 4ª posição no CBBVP Challenger jogando com a curitibana Aline Lebioda. 

Juliana também elogiou o formato e a estrutura da competição. “Promover uma competição estadual dentro dos Jogos de Aventura e Natureza tem muito a agregar para o esporte e esse formato poderá servir de espelho para os demais Estados, fomentando a modalidade, a economia da cidade e o turismo, achei muito interessante. Somado a isso estamos encantadas com a organização e a estrutura para receber a etapa aqui em Terra Roxa. Por ser o primeiro torneio juntas está sendo bem legal”, enalteceu.

Competição masculina
E no masculino já garantiram vaga à fase mata mata as duplas Ricardo e André, de Foz do Iguaçu, Rafael e Kué, de Maringá, além dos londrinenses Gabriel/André e Canela/João. As quatro vagas restantes serão disputadas neste domingo, por oito duplas. 

A partir das 08h40, jogam os maringaenses Vilsomar/Mumú e Eduardo/Jhonathan; simultaneamente os iguaçuenses Khelson/Vitor se encontram com Junior/Diandro, de Boa Vista da Aparecida.  E às 09 horas as quadras serão tomadas por duplas 100% maringaenses para a decisão das duas últimas vagas a próxima fase: Patrick/Mateus x Gabriel/Misael e Lohan/Gustavo x Açaí/Guilherme.

A dupla número 1 do ranking estadual, Ricardo Zarate e André Ferrari migraram há algum tempo da quadra para a areia e nesta temporada contam com um professor específico da modalidade para treinarem. Trata-se de Nivaldo Santos, que iniciou um trabalho em Foz do Iguaçu há um ano e meio com o intuito de aumentar a participação das duplas iguaçuenses na competição estadual, sendo o município representado no circuito por cinco duplas no adulto, três no sub-19 e seis no sub-17. “É muito prazeroso estar hoje líder do ranking estadual, porque sei da dificuldade que é disputar essa competição, é um nível muito alto, têm duplas que já jogaram Circuito Brasileiro, Challenger e foram Seleção Brasileira, mas estamos trabalhando justamente pra isso, às vezes não saímos campeões da etapa, porém conseguimos manter uma regularidade ao longo da competição, talvez seja isso que vem fazendo com que nos mantemos no topo do ranking estadual”, analisou Santos. 

Nesta temporada, a dupla iguaçuense já conquistou um vice-campeonato, um 5º lugar e uma medalha de bronze. “O nosso trabalho é prioridade pra gente, mas com o apoio da prefeitura e a parceira com o professor Nivaldo estamos conseguindo treinar firme e participar de todas as etapas, levando bons resultados para Foz. Quando a gente gosta de um esporte é muito prazeroso jogar”, evidenciou André.

Em Marechal Cândido Rondon, foi realizada um jogo do Campeonato Paranaense de Voleibol Adulto, em que AREC-Curitiba venceu as anfitriãs por 3 sets a 1, conquistando sua primeira vitória na competição.

Acompanhe notícias diárias e fotos da competição no facebook Esporte Paraná.

Demais atrações
Quem acompanhou as disputas do Circuito Paranaense de Vôlei de Praia também pôde se divertir no espaço montado ao lado da arena com jogos de mesa, cama elástica e quadra de mini futebol. Além disso, a rodada de abertura da categoria adulta foi encerrada com o show do grupo Pagode Ousado.

Paralelo à disputa estadual, o grupo de jipeiros de Terra Roxa e convidados fizeram uma apresentação do circuito recém-criado na nova pista da cidade. E neste domingo  os atletas de motocross se encontram no município para a competição na categoria cross country cronometrado. 

Os Jogos de Aventura e Natureza - Etapa Lindeiros - são organizados pelo Governo do Paraná, com o patrocínio da Itaipu Binacional. 

 

COM/IPCE
Texto e fotos: Jaqueline Galvão/Esporte Paraná
WhatsApp: (45) 9.9139-1005
jaquelinefsgalvao@gmail.com