Maringá domina pódio da etapa Lindeiros do Circuito Paranaense de Vôlei de Praia Adulto

Por: Jaqueline Galvão
08/09/2019

Disputas acirradas definiram os campeões da categoria adulto do Circuito Paranaense de Vôlei de Praia, que integrou a programação da etapa Lindeiros dos Jogos de Aventura e Natureza, no fim de semana, em Terra Roxa. 

Duplas que disputaram a etapa Lindeiros dos Jogos de Aventura e Natureza (Foto: Jaqueline Galvão/Esporte Paraná)

Maringá reinou absoluta no lugar mais alto do pódio, fazendo dobradinha no masculino e feminino. O título da 4ª etapa ficou com Felipe Cavazin Numasawa (Kué) e Rafael Queiroz após vencerem seus conterrâneos Jhonathan Reis e Eduardo da Silva, por duplo 21/15. 

Depois de competirem algumas etapas do CBBVP-Nacional, que coincidiram com as datas do circuito estadual, Kué e Rafael voltaram a participar do torneio, desbancando os campeões das etapas anteriores. “Esse título é muito importante, tanto pra nós como pra nossa cidade. Deixar Maringá sempre no topo do Paraná e em destaque em competições nacionais é um dos nossos objetivos”, declarou a dupla, que também participa do CBBVP-Open. 

Kué e Rafael desbancaram os campeões das etapas anteriores  e levaram o título estadual pra casa em sua primeira participação no circuito estadual em 2019 (Foto: Jaqueline Galvão/Esporte Paraná)

Pela Seleção Brasileira, Rafael conquistou junto com o paraibano Renato Andrew o Mundial Sub-19 e o com o carioca Gabriel Gouveia o 5º lugar no Mundial Sub-21. A próxima competição de Kué será em outubro, quando participa da Divisão A dos Jogos Abertos como reserva da dupla Arthur e Adriel, que recentemente foram vice-campeões do Super Praia, um dos torneios mais importantes do Brasil. 

Eduardo, atual 2º lugar no ranking brasileiro de vôlei de praia sub-21, conquistou junto com Jhonathan os títulos da 1ª e 2ª etapa estadual e na etapa seguinte foram derrotados nas quartas de final. Visando chegar a terceira final na competição, a dupla se dedicou aos treinos para corrigir os erros que acabaram eliminando eles precocemente da 3ª etapa. “Ajustamos o que erramos na etapa de Paranaguá e conseguimos chegar a mais uma final. Jogar contra adversários que junto treinamos deixa o jogo mais acirrado, porque todos se conhecem, sabem os pontos positivos e negativos do outro, então todos têm ideia do que pode acontecer no jogo”, analisaram.

Jhonathan e Eduardo fecharam a 4ª etapa com a medalha de prata (Foto: Jaqueline Galvão/Esporte Paraná)

Um dos atletas mais experientes da delegação de Maringá, Kué destacou a dedicação e o empenho dos atletas mais novos para representarem o município na competição. “Muito legal ver a evolução deles, quando tinha a idade deles gostava muito de participar, não via a hora de chegar às etapas do Paranaense pra poder competir contra os meninos mais velhos e agora eu sou esse mais velho, é muito bacana ver como eles têm vontade de participar e estão evoluindo sempre”, expôs. 

Gabriel e Adrian ficaram com a medalha de bronze após uma disputa acirrada pela última posição no pódio (Foto: Jaqueline Galvão/Esporte Paraná)

Completaram o pódio Gabriel Rabistek e André Santos (Adrian), de Londrina, que protagonizaram uma partida equilibrada contra os maringaenses Açaí e Guilherme, ganhando de 22 a 20. Ocupando até a 3ª etapa o 2º lugar no ranking geral da competição, os londrinenses recentemente foram vice-campeões da Divisão B dos Jogos Abertos, resultado que garantiu o acesso à Divisão A, que irão competir em outubro, na cidade de Toledo. “Começamos a jogar juntos nesta temporada, já evoluímos bastante até aqui, então esse resultado é muito importante pra nossa equipe crescer ao longo do ano. Agora vamos focar a nossa preparação para os Jogos Abertos e, na sequência, vamos disputar algumas etapas do CBBVP-Open”, mencionaram. 

Competição feminina

Pela terceira vez, a dupla Eduarda Girotto e Mayara Santos faturaram a medalha dourada do torneio estadual na temporada 2019. O 1º lugar foi garantindo depois de superarem Patrícia Lima e Maíra Prevlak, de Curitiba/Londrina, por 2 sets a 0, com parciais 21/18 e 21/19. “É muita alegria pra gente essa conquista, resultado do nosso esforço diário aos treinos. Nosso objetivo é conseguir se manter no pódio em todas as etapas, estamos seguindo isso à risca”, afirmaram as atletas que também já foram medalhistas do CBBVP-Nacional Sub-19 e são as campeãs da Divisão A dos Jogos da Juventude.

Maringá, Curitiba e Londrina dividiram o pódio feminino (Foto: Jaqueline Galvão/Esporte Paraná)

Já a prata é a primeira medalha de Patrícia e Maíra nesta temporada. “Essa é a primeira etapa que estamos jogando juntas e já conseguimos um resultado expressivo. Nos entrosamos muito bem pra jogar, conseguimos evoluir a cada jogo, chegando a conquista do 2º lugar, reflexo também da nossa preparação para a etapa”, afirmaram.

A medalha de bronze ficou com Nadia Farias e Larissa Costa, de Londrina, após o jogo disputadíssimo contra as curitibanas Mell e Manu, vencido por 23 a 21. “Feliz por estar levando essa medalha pra casa, agora é trabalhar mais pra chegar em 1º lugar”, explanaram as londrinenses.

Acompanhe notícias diárias e fotos da competição no facebook Esporte Paraná.

Os Jogos de Aventura e Natureza - Etapa Lindeiros - são organizados pelo Governo do Paraná, com o patrocínio da Itaipu Binacional.