Mar e céu azul são cenário da corrida de rua em Guaratuba

Por: Amanda Yargas
28/10/2019

Do Centro de Eventos até o Morro do Cristo, a orla de Guaratuba foi tomada por cerca de 300 corredores. Sol e uma temperatura de 25ºC e sensação térmica de quase 30ºC foram um obstáculo a mais para os participantes, mas presentearam mar e céu azul para acompanhar o percurso. Entre atletas e entusiastas, a corrida teve a participação de pais que correram com filhos, um inclusive no carrinho de bebê, e do prefeito da cidade, Roberto Justus. Disputadas em 5km ou 10km, as premiações ocorreram para a colocação geral e para uma categoria especial de funcionários da Sanepar, patrocinadora da corrida de rua, que leva o nome de Circuito das Águas.

Cerca de 300 competidores disputaram a corrida de rua em Guaratuba. Foto: Amanda Yargas | Esporte ParanáCerca de 300 competidores disputaram a corrida de rua em Guaratuba. Foto: Amanda Yargas | Esporte Paraná 

Vencedor dos 10 km, Aparecido Carlos Barbosa, 39, é de Curitiba e corre pela equipe do Siemaco (Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação de Curitiba). O Cidão, como é conhecido entre os colegas, nunca esquece da sua primeira vitória, em Colombo, na qual se emocionou muito. De lá pra cá foram cinco anos e uma série de vitórias, tanto que sua posição no pódio já era esperada entre o pessoal que compete com frequência. 
 
Cidão, que atua na coleta de lixo no caminhão, disse que quem vê a correria típica do seu dia a dia pode pressupor que é tranquilo ser corredor, mas são duas coisas muito diferentes. Para ser uma potência no esporte, ele treina todos os dias, com chuva, sol ou mesmo que esteja exausto. Inclusive, no dia anterior à prova em Guaratuba, ele “treinou um pouquinho”, fazendo 10km em marcha lenta. A equipe do Siemaco conta com cerca de 15 atletas e levou também o segundo lugar na distância longa masculino, segundo e quarto na distância curta.
Equipe do Siemaco traz atletas de ponta e leva o primeiro lugar masculino dos 10 km, com Aparecido Carlos Barbosa. Foto: Amanda Yargas | Esporte ParanáEquipe do Siemaco traz atletas de ponta e leva o primeiro lugar masculino dos 10 km, com Aparecido Carlos Barbosa. Foto: Amanda Yargas | Esporte Paraná

Nos 10 km feminino, vitória de Roseli Krepel Novloski, 40. A atleta vem do stand up paddle e começou a correr como uma forma de melhorar sua preparação física. Ela, que não se dedica exclusivamente aos esportes, afirmou que, além de ser benéfico à saúde, eles recarregam as baterias e ajudam a começar a semana de trabalho com mais energia. Sobre os Jogos de Aventura e Natureza, considerou que é uma competição que abrange todas as pessoas, porque tem modalidades para todos os tipos físicos, idades e interesses. Novloski disse ainda que o Aventura têm uma função de mão dupla, divulgando os diferentes esportes no litoral e também o potencial da região para a prática de cada um deles.

Atleta de Guaratuba, Roseli Krepel Novloski venceu os 10 km e disse que o esporte recarrega energias e que há uma modalidade para cada um nos Jogos de Aventura e Natureza. Foto: Amanda Yargas | Esporte ParanáRoseli Krepel Novloski venceu os 10 km e disse que o esporte recarrega energias e que há uma modalidade para cada um nos Jogos de Aventura e Natureza. Foto: Amanda Yargas | Esporte Paraná

“É a primeira vez que corro na praia e não vou dizer que foi fácil, mas foi divertido. É uma experiência única, cada vez que a gente faz uma prova que não conhece é uma experiência nova que enfrentamos”, disse a campeã dos 5 km. Kelen Miguel, 35, de São José dos Pinhais, também vem de uma sequência de medalhas, já que das 12 corridas que participou neste ano, foi para o pódio em todas. Ela comemorou a iniciativa do governo em investir em esportes porque ela acredita que isso diminui consideravelmente os gastos no setor de saúde e traz qualidade de vida para a população. Ela foi recebida na linha de chegada pelas filhas pequenas, Julia e Carolina, que seguem os passos da mãe e já disputam corridas na cidade que moram na categoria kids. 
 
Fecha o quadro dos medalhistas de ouro Edilson Bridaroli, 20, de Matinhos, que levou o título dos 5 km mesmo com dificuldade de respirar por conta de uma gripe. “Eu nem iria competir hoje porque estava bem mal, fiquei desanimado, mas, durante a prova, vi que dava para brigar pelas primeiras colocações, fiz esforço até onde dava e consegui conquistar o primeiro lugar”. Bridaroli é um triatleta de alto nível e desponta como um dos melhores do estado. Ele disse que ficou interessado em competir logo a primeira vez que ouviu falar dos Jogos de Aventura e Natureza por causa das várias modalidades envolvidas. “Fomenta o esporte e anima a galera, não só do litoral, mas do estado inteiro. E desperta novos atletas a entrar nesse caminho, o que acho que é o mais importante”, comentou. 

Os Jogos de Aventura e Natureza são promovidos pelo Governo do Estado, com o apoio das prefeituras municipais.
Acesse mais fotos da corrida de rua: Álbum do Facebook
 


Amanda Yargas
Jogos de Aventura e Natureza
iargas.amanda@gmail.com